segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Ler ou Navegar

É verdade que um dos prazeres da vida é ler um bom livro, nada supera aquele folear as paginas amareladas daquele livro que te acompanha a anos. O mesmo pode ser feito na tela de um computador.
A informação que antes era obitida através de uma pessoa mais velha de uma comunidade, com a invenção do papeu, essas nformações passam para a biblioteca, finalmente para um arquivo de dados do computador. Onde podemos encontrar todas as iformações em um clique!
Já ouvi relatos de pessoas que levavam, mais de dois anos para achar material para uma tese, hoje em um minuto temos a possibilidade de encontrar tudo sobre um tema.
É verdade que quando também podemos pesquizar um determinado tema na internet de maneira superficial, só uma leitura aprofundada, e isso fará o diferencial estou apenas lendo, ou navegando? Navegar é ter n possibilidades de poder estabelecer relações entre temas, que nos são apresentados de forma fraguimentados nos livros.

2 comentários:

dani disse...

Amei o cometário Rita...navegar é imprescindível, a internet possui muitas qualidades de navegação, uma delas é poder pesquisar algo, obtendo resultado mais rapidamente.
De fato,navegar é preciso, mas q nãi fique apenas na superficialidade.

Maybe Tomorrow disse...

É verdade, LER é diferente de NAVEGAR. Quando lemos, seguimos uma linearidade - a linearidade daquele texto construído previamente por um autor. Já quando navegamos, nós mesmos é que vamos construindo o nosso percurso, nossa trajetória, nosso texto.E nessa medida autor e leitor se misturam, pois nos tornamos autores do nosso próprio texto.