quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Para curtir

para quem curtiu as imagens dos auditórios lotados em especial Bonilla




Radio novelas

As primeiras transmissões radiofónica no Brasil se deu no ano de 1919, na cidade de Recife em Pernambuco, embora seja oficializado a transmissão da rádio sociedade do Rio de Janeiro em 1923 e desde então este meio de comunicação passa a se espandir por todo país. é claro que a principio o rádio era uso exclusivo da elite brasileira, ela mesma fornecia a programação e patrocínio para a manutenção da rádio.

Aos poucos a rádio vai se popularizando,o que contribui para esta popularização foi os programas de auditório realizados pela Rádio Nacional. Além de programas de auditório esta emissora inicia a produção de radionovelas, e é sobre elas que pretendo falar.

"O dia 5 de Junho de 1941 ficou na história do rádio brasileiro como a data mais importante do rádio-teatro. Exatamente às dez e meia da manhã, Aurélio Andrade anunciou ao microfone da Rádio Nacional do Rio de Janeiro: "Senhoras e Senhores, o famoso Creme Dental Colgate apresenta... o primeiro capítulo da empolgante novela de Leandro Blanco, em adaptação de Gilberto Martins... EM BUSCA DA FELICIDADE". Um vento de emoção varreu o país de norte a sul. Era a primeira autêntica história seriada radiofónica, que haveria de durar 3 anos e que marcaria uma época, assinalando novos rumos, abrindo novos horizontes, expandindo negócios e as oportunidades artísticas brasileiras e que perduram até hoje nas novelas tele visadas".


Desde então, as radio novelas, ganha um lugar de destaque nas famílias brasileiras. As radio novelas mudam todo o comportamento da sociedade, elas passaram a ditar moda, estabelecer costumes. Famílias inteiras reúnem-se em torno de rádio para ouvir mais capitulo.

A radio novela não teve só o papel ditar modas ou costumes, mas também de desenvolver a criatividade de cada ouvinte, que teria que imaginar cada cena, como seriam os personagens. É importante lembrar que a radio novela criou uma nova profissão a da sonoplastia, cabia a este criar o som de cada sena.
As senas da radio novela nos permitia desenvolver a escuta, e aprender a diferenciar uma frase da outra, apenas pela intonação de voz. " O sentido da audição ocupa um lugar importante nesse processo, até porque a pessoa, estando em vigília, ouve o tempo todo, ainda que involuntariamente; o olho pode ser fechado para não ver, mas não há como “fechar” o ouvido, pois mesmo de ouvidos tapados com as mãos a pessoa continua a escutar e assimilar (FERRARETTO, 2001, p. 25-29)".

Cada sena a imaginação é despertada, onde estar acontecendo esta sena? Quem são? E esta imaginação e escuta despertada pelas radio novelas é algo muito importante que deve ser resgatado por nós professores, pois sabemos o quanto o mundo de imaginação é importante para o desenvolvimento da nossa criatividade e criação, sobretudo no desenvolvimento cognitivo da criança. As radio novelas não devem ficar presas no temo ela deve e pode ser utilizadas em sala de aula, onde os próprios alunos podem ser escritores, atores, sonoplasta, entre outros.

A rádio novela começa como diversão, porém ela proporcionou mais que isso para quem teve a oportunidade de ouvi-las, e nos oferece também a oportunidade de utiliza-la como uma aliada a nossa pratica de docência.

sugestões:


http://www.radioclaret.com.br/port/radionovela.htm

áudio Abertura da radio novela Embusca da Felicidade

http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/mod_inter_radio/swf/radiobr04.swf