quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Radio novelas

As primeiras transmissões radiofónica no Brasil se deu no ano de 1919, na cidade de Recife em Pernambuco, embora seja oficializado a transmissão da rádio sociedade do Rio de Janeiro em 1923 e desde então este meio de comunicação passa a se espandir por todo país. é claro que a principio o rádio era uso exclusivo da elite brasileira, ela mesma fornecia a programação e patrocínio para a manutenção da rádio.

Aos poucos a rádio vai se popularizando,o que contribui para esta popularização foi os programas de auditório realizados pela Rádio Nacional. Além de programas de auditório esta emissora inicia a produção de radionovelas, e é sobre elas que pretendo falar.

"O dia 5 de Junho de 1941 ficou na história do rádio brasileiro como a data mais importante do rádio-teatro. Exatamente às dez e meia da manhã, Aurélio Andrade anunciou ao microfone da Rádio Nacional do Rio de Janeiro: "Senhoras e Senhores, o famoso Creme Dental Colgate apresenta... o primeiro capítulo da empolgante novela de Leandro Blanco, em adaptação de Gilberto Martins... EM BUSCA DA FELICIDADE". Um vento de emoção varreu o país de norte a sul. Era a primeira autêntica história seriada radiofónica, que haveria de durar 3 anos e que marcaria uma época, assinalando novos rumos, abrindo novos horizontes, expandindo negócios e as oportunidades artísticas brasileiras e que perduram até hoje nas novelas tele visadas".


Desde então, as radio novelas, ganha um lugar de destaque nas famílias brasileiras. As radio novelas mudam todo o comportamento da sociedade, elas passaram a ditar moda, estabelecer costumes. Famílias inteiras reúnem-se em torno de rádio para ouvir mais capitulo.

A radio novela não teve só o papel ditar modas ou costumes, mas também de desenvolver a criatividade de cada ouvinte, que teria que imaginar cada cena, como seriam os personagens. É importante lembrar que a radio novela criou uma nova profissão a da sonoplastia, cabia a este criar o som de cada sena.
As senas da radio novela nos permitia desenvolver a escuta, e aprender a diferenciar uma frase da outra, apenas pela intonação de voz. " O sentido da audição ocupa um lugar importante nesse processo, até porque a pessoa, estando em vigília, ouve o tempo todo, ainda que involuntariamente; o olho pode ser fechado para não ver, mas não há como “fechar” o ouvido, pois mesmo de ouvidos tapados com as mãos a pessoa continua a escutar e assimilar (FERRARETTO, 2001, p. 25-29)".

Cada sena a imaginação é despertada, onde estar acontecendo esta sena? Quem são? E esta imaginação e escuta despertada pelas radio novelas é algo muito importante que deve ser resgatado por nós professores, pois sabemos o quanto o mundo de imaginação é importante para o desenvolvimento da nossa criatividade e criação, sobretudo no desenvolvimento cognitivo da criança. As radio novelas não devem ficar presas no temo ela deve e pode ser utilizadas em sala de aula, onde os próprios alunos podem ser escritores, atores, sonoplasta, entre outros.

A rádio novela começa como diversão, porém ela proporcionou mais que isso para quem teve a oportunidade de ouvi-las, e nos oferece também a oportunidade de utiliza-la como uma aliada a nossa pratica de docência.

sugestões:


http://www.radioclaret.com.br/port/radionovela.htm

áudio Abertura da radio novela Embusca da Felicidade

http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/mod_inter_radio/swf/radiobr04.swf

Nenhum comentário: